terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tudo passa, até uva passa!


Poucas coisas eu odeio na vida como odeio uva passa. É sério. E isso não é uma mera constatação barata. Minha opinião tem toda uma base de fundamentos. Posso listar os motivos. E não são poucos.

- Uvas passas são nojentas. Quando você as morde, não consegue definir muito bem se são moles ou duras. Tá mais pra “somewhere in between”. Coisa de louco.

- Uvas passas são feias. Me lembra coisa velha, enrugada. Quando tem um monte, parece mais é um ninho de barata.

- Uvas passas têm um gosto horrível e peculiar. Só consigo descrever – precariamente – combinando duas palavras que não tem nada a ver uma com a outra: “ferrugem doce”. Eca!

- Uvas passas não combinam com nada. E não adianta nem tentar me convencer como ficam gostosas misturadas naquele arroz de natal ou enfiadas no meio do panetone. Pra mim, elas serão sempre algo ali no meio arruinando o prato ou impedindo a sobremesa de ser perfeita. São estraga-prazeres. Estragam completamente todo o prazer que eu teria em saborear um arroz, um panetone ou um açaí. Quer saber? São uma empata-fodas, é isso que são.

E eu ainda nem falei no pior. Uvas passas nada mais são que uvas desidratadas. São uvas secas, podres, sem-graça, que um dia já tiveram todo o gostinho delicioso e levemente azedo da Thompson, ou aquele sabor doce e refrescante da Moscatel. São uvas de cor apagada, marrom, que um dia já foram roxinhas, verdinhas, pretas, douradas. São uvas achatadas e pequenas, que um dia já tiveram os mais diversos tamanhos e formas, grandes, pequenas, redondinhas, com ou sem semente. São uvas que um dia foram e não são mais. São uvas mortas, esquecidas, apagadas, passadas.

A uva passa incomoda, porque é o retrato de tudo aquilo que um dia foi bom e depois acabou. Foi. Passou. Passado. E não volta mais.

A uva passa incomoda porque é o retrato de tudo. Tudo vai. Tudo acaba. Tudo passa. Exatamente como a uva passa.

E, nos momentos de sofrimento, a última coisa que a gente quer ouvir é um bunda-rachada dizer “tudo passa, até uva passa...”.

Mas veja bem: Não podemos esquecer que pra tudo na vida sempre existem dois lados. Se tudo passa, isso também serve para as coisas ruins.

E uvas passas são ricas em vitaminas, fibras e sais minerais.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente! Nao existe coisa pior no mundo!

    ResponderExcluir
  2. Vou discordar de você (embora no meu coração eu concorde com tudo hehe) só para eu poder dizer, com cem por cento de certeza, que há aqui um antagonismo entre opiniões configurando-se conforme estabelece Ruth Amossy:

    Eu gosto de uvas passas! Você, que discorda de mim, é burro, e quem concorda é top igual eu sou ^^

    (Aqui há os três critérios que caracterizam uma polêmica: polarização, dicotomização e desqualificação do adversário. Além disso, está muito clara nesse comentário a estruturação da polêmica: o proponente, o oponente, e a tentativa de persuadir os terceiros)

    ResponderExcluir